quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

De quem é o lixo?

De quem é, afinal, o lixo que produzimos diariamente?
Porque, segundo parece, ao nos desfazermos do lixo, em sacos plásticos colocados no lado de fora de nossas casas, ele não mais nos pertence...
Mas, pertence a quem?
As Prefeituras recebem a "taxa de lixo" que, supostamente, cobre os custos de coleta e destinação do lixo doméstico. Seriam as Prefeituras, as novas proprietárias do lixo que produzimos?
Sem dúvida, não agem como tal. Parecem mais intermediários que se encarregam apenas de mudar o lixo de lugar. No caso de minha cidade - Sorocaba - a transferência se dá para outro município!!! Sim! Exportamos lixo!!! (um absurdo...)

Sou vizinho de um condomínio residencial - o Residencial Ibirapuera - que trata seu lixo como algo que não lhe diz respeito. O máximo que fazem é colocá-lo - e muito mal acondicionado - em uma lixeira pequena demais para o volume crescente de lixo produzido e... dane-se o resto!!!
Em pouco tempo, o lixo começa a espalhar-se pela rua, e sobra muito, caído dos sacos antes de recolhidos pelos caminhões contratados pela Prefeitura, que só recolhem os sacos.
Resultado: o vento e a inclinação da rua faz com que esse lixo se deposite na entrada da minha casa. São papéis (inclusive higiênico), plásticos, e até gaze e algodão - usados, sabe Deus como - parados na entrada de casa.
Já fiz mais de uma reclamação, ilustrada com fotos e não obtive nenhuma ação para solucionar. É como se esse lixo não fosse mais deles. Mas é, e continuará sendo, até que deem um destino apropriado a ele.
Enquanto isso, comecei a recolher este lixo e depositá-lo em frente a entrada do Residencial Ibirapuera.
Agora, torno público essa situação. Quem sabe, movidos pela vergonha, tomem providências...

Nenhum comentário: