sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As Instituições e a inercia

Pessoas me dizem, ao saber da minha oposição às instituições em geral, que não há outra forma de viver em sociedade senão através de instituições.
Até concordo com eles, mas me pergunto: Por que temos que mantê-las, que deixá-las se petrificar, pois no afã de se perpetuar, esquecem até sua missão, sua razão de existir? Existem para continuar existindo. Permanecem por inercia.
Penso que não é preciso ser assim. Que morram as instituições! Que novas instituições surjam, com novas propostas, outras metodologias, sangue novo e estruturas diferentes! Instituições que atentem para as necessidades atuais do ser humano. E assim que se estabelecerem e se firmarem na sociedade... que morram também!
Porque mais do instituições, a sociedade humana é feita de humanos. E se nós - humanos - somos finitos e morremos, por que as instituições não devam morrer também e dar lugar ao novo?
Que morram os partidos, os sistemas econômicos, que morram as religiões, que morram as ONGs, as empresas, as igrejas, as escolas, as prefeituras, os estados, as cidades!!!
Que viva o ser humano, renovado e renascido para um mundo que nunca houve antes!

Um comentário:

rica disse...

pai, o problema as vezes naum eh nem da instituicao em si, mas sim na forma em que ela esta organizada. realmente, talvez uma instituicao nao hierarquizada naum seja uma instituicao propriamente dita, talvez seja necessario ate dar um outro nome...