terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Engano Fatal

Leio no Facebook o texto "Namorando o suicídio", de J. R. Guzzo, publicado originalmente pela revista Veja em 28/01/2013 e postado por Ivan Lins, este grande compositor e cantor da nossa MPB.
O texto refere-se à terrível constatação de que morrem assassinados no país um policial a cada 35 horas. Fato trágico, triste e revoltante.
E o autor faz sérias e graves acusações contra nossos governantes, responsabilizando-os em parte pelos assassinatos.
Mas escorrega, quando tenta apontar o dedo nas causas da criminalidade. Diz que
"Dentro e fora dos governos continua a ser aceita, como verdade científica, a ficção de que a culpa pelo crime é da miséria, e não dos criminosos. Ignora-se o fato de que não existe no Brasil de hoje um único assaltante que roube para matar a fome ou comprar o leite das crianças. Roubam, agridem e matam porque querem um relógio Rolex; não aceitam viver segundo as regras obedecidas por todos os demais cidadãos, a começar pela que manda cada um ganhar seu sustento com o próprio trabalho."
Perdoe-me o autor, mas achar normal alguém possuir um relógio Rolex enquanto milhões não tem acesso a emprego, à educação, saúde, habitação, remuneração digna - porque, convenhamos, tente viver um mês com R$ 698,00 numa metrópole como São Paulo, Rio ou Belô - e jogar TODA a culpa pela criminalidade no criminoso e nos governantes, é muita ingenuidade. Só aceitam "as regras" os privilegiados que receberam algum valor de cidadania em sua formação familiar e/ou educacional. Aos marginalizados, nem isso lhes foi dado, mas lhes é exigido.
Dizer que a defesa de direitos humanos prejudica a sociedade - como ele dá a entender - é ser, no mínimo, equivocado. Não perceber que a Sociedade Brasileira é, em última análise, co-responsável pela tragédia que ocorre - pois elege e é conivente com a incompetência geral dos nossos governantes ("finjam que são governados e nós, que governamos") - e precisa assumir a direção da sua História, é lamentável.
Enquanto nós não nos sentirmos responsáveis por esta situação e tomarmos as medidas sociais, econômicas, jurídicas e políticas necessárias para mudar o país como um todo, essa matança será apenas mais um sintoma do mal que nos aflige.
Salvo engano.

Nenhum comentário: