sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"As Aventuras de Pi"... ou "Escolha a História"

O único sobrevivente de um terrível naufrágio conta a sua história... não, o rapaz - adolescente ainda - conta duas versões da sua história:

Uma é bem trágica e traumática. Salvo em um pequeno barco com mais 3 pessoas, ele se vê só, depois de um haver morrido;  outro - enlouquecido - matar a sua mãe, sendo, em seguida morto por ele. Assim, só, o rapaz é encontrado numa praia muitos dias depois.

Outra versão tem como personagens 4 animais - uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre que estavam no navio naufragado - e ele. Depois de muita luta e sofrimento restam apenas ele e o tigre que vivem momentos incríveis e sobrevivem até chegar à costa do México, onde o tigre desaparece e o rapaz é encontrado desacordado por habitantes da região.

A primeira história é fria, quase cruel, lógica e, ao mesmo tempo, insana.
A segunda é sofrida, mágica, cheia de maravilhas e assombros. E difícil de crer.

Ao relatar suas histórias a um escritor que foi entrevistá-lo muitos anos depois, o sobrevivente pergunta: "Você tem o relato das duas histórias. Ambas sem comprovação alguma, apenas a minha palavra que foi assim que aconteceu. Qual das duas você escolhe?

O escritor é livre para escolher qual quiser, nada o prende, o obriga a escolher essa ou aquela, mesmo uma sendo "racional" e a outra "assombrosa".

Para o náufrago, crer em Deus é assim: uma escolha livre entre um mundo material frio, aterrador e um mundo onde a cada segundo, a cada passo nos assombramos com maravilhas incompreensíveis.

O escritor escolhe a segunda história.
Eu também.

2 comentários:

Lygia disse...

Neste filme o que me marcou foi quando o tigre vai embora sem olhar pra traz...pra um tigre esta bom, mas pra um ser humano nao esta bom nao!!! No entanto, é isso que muita gente faz com amigos de longa data, vira as costas e vai sem um olhar. Doi!!!!!

Anônimo disse...

Vejo muitas pessoas comentando sobre a frieza do tigre ao ir embora sem olhar pra trás. Mas e a última cena que volta até o momento da partida do tigre mostra ele pensando e lembrando de PI sorrindo, no momento em que ele para alguns segundos antes de ir embora. Ele não olhou pra trás, mas estava com Pi no pensamento. Foi a despedida dele.