sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cenas Inesquecíveis do Cinema e da TV - 1

Todos nós temos algumas cenas de filmes que marcaram a memória de tal forma que as vemos claramente, como se as tivéssemos assistido agorinha.
Tenho algumas, que pretendo postar aqui e para começar, duas cenas que me vieram à mente assim que pensei nesse tema. Não, não! Sinto muito frustrar quem espera que minhas primeiras cenas inesquecíveis sejam "cult" e intelectuais, provenientes de filmes de Godard, Bergman ou Pasolini. Não serão também as famosas cenas de "Casablanca" - o adeus dos protagonistas e o "play it again, Sam" - ou o triste murmúrio, "Rosebud", de Wells. As duas cenas são bem mais simplórias, mas... fazer o quê? São elas que me marcaram:

Cena 1: Filme, "O Planeta dos Macacos" original, com Charlton Heston.
O herói escapa a cavalo do mundo dos macacos; ele viajou para um planeta onde a evolução caminhou às avessas, e os macacos são civilizados enquanto os humanos são primitivos. Exausto, cavalga pela praia com sua nova companheira. Para, assustado e desce na areia, ajoelha-se desolado, e soca o chão, gemendo e gritando: "Vocês conseguiram!" "Malditos" "Queimem no inferno!". A câmera gira lentamente, abre o ângulo de visão e vemos a Estátua da Liberdade, semi enterrada na areia à beira mar. É assim que ficamos sabendo que ele nunca saiu da Terra, apenas avançou no tempo.
Voltei para casa em estado de torpor tal que não me lembro como cheguei lá...

Cena 2: Seriado da TV, "Magnum", com Tom Selleck.
Tom é um cara alto, fortão, com um bigode bem másculo (para os anos 80, claro!). Mas quando se envolve em uma discussão e se convence que não vai ganhar, tem uma reação característica: deixa pender a cabeça, num gesto de desistência e desânimo que se tornou sua marca registrada. Um charme!

Nenhum comentário: