sexta-feira, 29 de junho de 2012

Racista!!!

Sempre me considerei uma pessoa livre de racismo. Tive e tenho amigos negros, amarelos, mulatos, africanos, asiáticos, ricos, pobres, gays, héteros, cristãos, ateus, muçulmanos, espíritas, intelectuais, analfabetos, corintianos, flamenguistas, e até argentinos...
Mas um fato simplório destruiu essa auto-imagem há poucos dias:
Voltava para meu carro, depois de passar pelo banco, e falava ao celular quando percebi um movimento atrás de mim e me virei pra ver quem era.
A reação de susto não foi causada por nenhuma atitude estranha ou ameaçadora de quem vinha atrás de mim. Foi sua aparência.
Quem vinha pela calçada, por acaso atrás de mim, era um rapaz mulato, com roupas velhas, um pouco sujas, que se assustou com meu susto e disse:
"Na boa, amigo, só estou de passagem. Sou um trabalhador, de paz. Trabalho ali no estacionamento, não precisa ficar com medo..."
Balbuciei algo tipo "que é isso, imagina, tem problema não!", mas ficou patente que meu constrangimento só não foi maior que minha vergonha. A máscara caiu e meu racismo enrustido, escondido, camuflado mostrou-se em toda a sua opulência e crueza.
Por que? Por que não consigo ver na cor da pele, no vestuário, apenas uma pessoa como eu, merecedora do meu respeito e consideração, e até solidariedade? A história de violência das cidades explica, mas não pode justificar minha atitude. Sou preconceituoso, sim! Triste confirmação.

Um comentário:

Hernan disse...

Acho que todos nós, caro Rubens.