terça-feira, 26 de junho de 2012

Ginjinha - Observações de um Turista Distraído 4 (em Portugal)

A beber uma deliciosa ginjinha


Óbidos é uma cidadezinha medieval cercada por muralhas que guardam a história do início de Portugal - foi tomada dos mouros em 1145! - e além das bem preservadas muralhas, e castelo, e ruas, e casas, e igrejas, tem uma atração turística deliciosa: a Ginjinha.
Elaine e eu caminhávamos pelas ruas estreitas, na noite fria de nossa chegada à cidade, quando nos deparamos com um barzinho de aspecto sui generis com um letreiro chamando a atenção do turista para o fato de ser o local onde primeiro se vendeu a famosa Ginjinha de Óbidos. Curiosos, entramos no estabelecimento e pedimos um cálice da bebida... um delicioso licor, que pode ser servido em copinho de chocolate - come-se à medida que se bebe.
Enquanto degustávamos a bebida, observávamos atentamente para a "decoração" do local: cheia de velharias, garrafas, fotos etc. Ao notar nosso interesse, e sabendo que éramos brasileiros, o proprietário fez questão de nos mostrar um pequeno quadro na parede com uma carta manuscrita e assinada por... Juscelino Kubitschek, nosso ex-presidente!!! O dono do bar contou que o proprietário anterior recebia a visita de Juscelino sempre que este ia a Portugal, o que era frequente, porque gostava muito de beber uma ginjinha nesse bar enquanto batia um bom papo com os moradores locais.
Apesar de pequeninha, Óbidos tem duas atrações que compensam em muito uma visita: a cidade em si, tão medieval e tão preservada; e a ginjinha, bebida simples e deliciosa!


Nenhum comentário: