quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"You're in my spot" - Para Mudar o Mundo - 4

O excelente "sitcom" "The Big Bang Theory", que o canal pago Warner apresenta no Brasil tem feito muito sucesso pelas situações hilárias que apresentam seus 5 estranhos personagens. Deles, o mais divertido é sem dúvida Sheldon, cuja inabilidade social é espantosa.
O que talvez os fãs de TBBT não tenham percebido é que Sheldon mostra uma característica da nossa sociedade que terá que ser mudada caso queiramos - e realmente queremos??? - mudar o mundo.
"Você está no meu lugar", é a frase chave para entendermos a mudança de atitude que precisamos para mudar o mundo. Esta frase mostra:
- Sheldon admite que cada um tem um lugar, uma posição, um papel específico neste mundo;
- Que essa exclusividade é natural e positiva.
Se queremos - e queremos??? - um mundo melhor será preciso pensar que todos podem e devem ter acesso a todas as posições e que nenhuma é especialmente reservada para alguém. Isto é, em um mundo melhor, não podem haver castas, classes, especialistas com direitos exclusivos, posições nas quais apenas os "escolhidos" tenham direito.
Isto pode implicar em uma diminuição no ritmo de progresso científico-tecnológico-econômico atual. O que é, convenhamos, até bom, acha visto as barbaridades que acontecem com a aplicação precipitada de novas descobertas devido ao ritmo insano provocado pela competição desvairada do capitalismo neoliberal.
Portanto, precisamos eliminar de nossa consciência a frase "You're in my spot", por mais que pensemos ter todo direito a esse "spot".
Bazinga!

Um comentário:

Fábio Adiron disse...

Mesmo porque, foi para Portugal, perdeu o lugar