terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mundo colorido, automóveis pretos

O mundo está cheio de cores, das mais lúgubres às mais fantásticas, há cores de todos os tons, muito mais do que a mente pode imaginar. Basta pegar a paleta de cores do programa "Paint". É praticamente infinita a possibilidade de cores para tudo que quisermos. O ser humano pode fazer de seu mundo, um retrato humano da natureza - pode colorir sua roupas, casas, artefatos, com "todas as cores do arco-iris" - e até mesmo escolher por critérios estéticos/culturais a harmonia de cores que deseja.
Por que, então, os automéveis devem ser pretos? Já vai longe o tempo que Henry Ford vaticinou: "o cliente pode escolher a cor que quiser para seu carro, desde seja preto". Na época havia razões muito fortes para esta escolha. Ford queria fabricar carros mais baratos, em grande número, e, por razões de restrição tecnológica, só poderia fazer isso se os veículos fossem pretos.
Mas este tempo já passou. Hoje há pouca diferença entre uma cor ou outra, o custo para se ter uma "cor metálica" - mais resistente e vistosa - é menos do que 5% do preço do carro.
Não sei se fato ocorre em outros paises também. Mas outro dia parei no semáforo e me vi cercado por 8 carros, de 4 marcas diferentes, todos pretos. Um horror!!! O meu era o único "vermelhinho", como que protestando contra a falta de imaginação e humanidade dos proprietários dos outros.
É certo que algumas cores podem não se adaptar bem a um veículo. Concordo. Mas tem que ser todos pretos!!! E aí não vai nenhuma discriminação ou preconceito de cor. Sou mais é a favor da diversidade.
Viva as cores!!! Nos automóveis também!!!

7 comentários:

* O Cantinho da Lia * disse...

Concordo com Vc...Pq será que a maioria tem carro preto né???

Eu, por exemplo, queria um carro rosa (rs)...é nada, eu queria um carro dourado metalizado. Vi um Golf assim, muito lindo.

Mais cores.

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Para Anna-lisa que está aprendendo a falar agora isto se torna literalmente verdade: que cor que é esse carro? -PRETO! (na maioria das vezes ela esta certa)

bete p.silva disse...

É vero, só carros sóbrios. Casas também, queria que fossem mais coloridas. E ao invés dessa "pixação cult" que vemos em São Paulo, eu gostaria de ver os baixos dos viadutos pintados de rosa, azul, lilás, verde, e não aquelas figuras grotescas que os grafiteiros acham que é arte.

Fábio Adiron disse...

O meu é de um verde indefinido que fica azul dependendo de onde bate o sol.

Carro preto, terno azul-marinho com gravata vermelha ou cor de vinho, além do pretinho básico das senhoras. Um tédio geral

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Na Alemanha carro preto ou branco significa que vc nao quis desembolsar uns dindins a mais, e ponha a mais nisso para pagar a cor de sua preferência. Entao, pega-se um carro preto ou branco. Ai, todo mundo sabe que vc nao quis pagar pela cor ou nao tinha dindin, eita mundo cruel, sô!!! Nem escolher a cor do carro temos direito, tem-se que pagar por tudo.

Abracos

valter ferraz disse...

Rubinho, já tive implicância com carro preto. Hoje qualquer cor me faria feliz. Até a preta.

Dona Sra. Urtigão disse...

Ôô ! Meu carrinho é pretinho porque era o modelo mais baratinho. E gosto tanto dele, me leva onde preciso ir, então é tão bonitinho...