quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Amizade e ética

Devo estar ficando superficial ou - com a idade - começo a perceber profundidade nas frases mais corriqueiras e despretensiosas. Como esse diálogo, que ouvi outro dia no seriado pseudo-médico House. O amigo havia mentido para proteger o Dr. House de uma encrenca, pois este havia infringido alguma regra para conseguir o que desejava - a cura de seu paciente. E a mentira poderia deixar o Dr. Wilson em maus lençóis... Insensível ao quase-sacrifício do amigo a seu favor, Dr. House exclama - entre horrorizado e irônico - que o amigo, tão certinho e pudico - havia infringido a ética.
A resposta do Dr. Wilson é para se refletir...

"Você pôs nossa amizade acima da ética?!?!" - pergunta House para Wilson, seu melhor - e único - amigo.
"Nossa amizade é uma responsabilidade ética!!!" - responde Wilson veemente.

Um comentário:

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Rubinho,

um amigo meu cujo pai era alcoolatra me deixou pasmado, ao dizer uma frase do seu velho:

"filho, quando todo mundo estiver certo e só você errado, conte comigo"

parece que para o pai do meu amigo, paternidade estava também acima da ética. (nem preciso falar da inveja que me deu)